Embora exista no Velho Testamento a ordem divina para guardar o sábado, vejamos qual a situação dos cristãos hoje, devemos ou não guardar o sábado? Vamos ver o que a Bíblia diz (Velha Aliança da qual não fazemos parte): Gn 2:2 “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.”
Gn 2:3 “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera”
Ex 16:26 “Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.”
Ex 16:29 “Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.”
Ex 20:8-11 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.”
Ex 31:15 “Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.”
Ex 31:17 “Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.”
Lv 23:3 “Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.”
Dt 16:8 “Seis dias comerás pães ázimos e no sétimo dia é solenidade ao SENHOR teu Deus; nenhum trabalho farás.”
Lv 16:29 “E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.”
Nm 13:19 “Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.”
Embora Deus tenha ordenado no Velho Testamento que os judeus guardassem o dia do sábado (Ex 20:8-11), vemos uma realidade diferente no Novo Testamento (Nova Aliança da qual fazemos parte): Lc 13:10 “E ensinava no sábado, numa das sinagogas.”
Mc 1:21 “Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.”
Mc 2:27 “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”
Mt 12:8, Mc 2:28 e Lc 6:5 “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.”
Jo 7:23 “Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?”
Mc 3:2 “E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.”
Jo 5:9 “Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.”
Jo 9:14 “E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.”
Mc 2:23 “E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.”
Mc 2:24 “E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?”
Mt 12:5 “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?”
Jo 5:16 “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.”
Lc 14:3 “E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado?”
Jo 5:10 “Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.”
Paulo nos diz em Efésios 2:14-15:
“...ele [Jesus] é a nossa paz, o qual [Jesus] de ambos [judeus e não judeus] fez um [não há distinção na Nova Aliança – verdadeiros adoradores]; e, tendo derrubado a parede de separação que estava no meio, a inimizade [Pois Jesus veio para os Judeus, que não o receberam, estendendo a salvação aos demais povos], aboliu na sua carne [com a morte na cruz, cumprindo toda a Lei, o que ninguém mais pôde ou poderia fazer] a lei dos mandamentos na forma de ordenanças [os 10 mandamentos dados a Moisés], para que dos dois [Judeu e não judeu] criasse em si mesmo [Corpo de Cristo – Igreja] um novo homem [verdadeiro adorador], fazendo a paz.”
"Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a morte. Agora porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás."
"O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, [Lei] mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, [10 Mandamentos] se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça. Porquanto, na verdade, o que outrora foi glorificado, neste respeito já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória. Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente."
Paulo compara aqui o Ministério da Morte baseado na condenação imposta pela Lei ao Ministério do Espírito baseado na justiça ou justificação através de Jesus Cristo, morto na Cruz injustamente em nosso lugar, para que a justiça de Deus fosse estendida a nós e, sendo assim, Paulo deixou claro que um estava morrendo para que o outro resplandecesse em seu lugar, de forma permanente.
Várias outras passagens bíblicas mostram a condição dos cristãos em relação à Lei e à Nova Aliança:
Gl 3:19 – mostra a razão pela qual a Lei foi dada e porque outro mandamento [superior] foi dado por meio de Cristo;
Gl 3:24-25 – explica que a Lei serviu de direção para nos levar a Cristo, sendo aqueles justificados pela fé nAquele que viria, que era o alvo da Lei, porém após a vinda de Jesus em carne e a Cruz, a Lei não servia mais como norte;
Gl 4:1-5 – faz o paralelo entre o escravo [sob a Lei] e o herdeiro [filhos sob a Nova Aliança], explicando como Jesus resgatou os escravos levando-os à condição de filhos. [sob uma Nova Aliança, mas livre da Lei].
Gl 4:24,31 – faz o paralelo entre as duas alianças, deixando claro que estamos sob a Nova Aliança.
Gl 5:4 – Aqui o mais importante, não há meio termo, ou a Lei ou a Graça.
Hb 7:12 – Explicação quanto à mudança de sacerdócio e mudança necessária de lei. Jesus é o sacerdote da Nova Aliança, e ele nos deu um novo mandamento.
Hb 7:18-19 – Revogação dos 10 mandamentos e introdução do novo mandamento, dado por Jesus, mandamento superior para pessoas em condições superiores.
Hb 8:7-13 – Explicação quanto à imperfeição da Lei transitória, que servia de orientação, tendo a necessidade de uma nova Lei, já que aquela tornar-se-ia ultrapassada sob a condição que Jesus conquistou para nós na Nova Aliança.
Guardar o sábado era um dos mandamentos, conforme o capitulo 20 do Livro do Exôdo:
“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo... Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.”
Jesus cumprindo a Lei e, trazendo uma Aliança superior, firmada em maiores promessas, trazendo assim um mandamento superior:
Gl 5:14 “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”
Rm 13:10 "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
Jo 13:34 "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis."
Jo 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Amar ao próximo com certeza resume todos os demais mandamentos, mas queremos chamar a atenção em relação ao versículo abaixo:
Lc 10:27 “E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”
Na Nova Aliança, seria contraditório separar um dia específico para santificá-lo, tendo em vista que quem santifica o dia é Deus, por isso Jesus afirmou que era Senhor do Sábado, assim como o é de todos os demais dias. É compreensível o pensamento do dia do triunfo divino em contrariedade ao escárnio do black sabath, porém não foi o sábado que deixou de ser sagrado, na Nova Aliança todos os outros dias são como o sábado, santificados, já que o amor deve ser vivido todos os dias e quem santifica é Deus, dentro de você, e o Espírito Santo dentro dentro de você é Senhor, inclusive do sábado e nós não mais precisamos de aios:
Lc 13:10 “E ensinava no sábado, numa das sinagogas.”
Mc 1:21 “Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.”
Mc 2:27 “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”
Mt 12:8, Mc 2:28 e Lc 6:5 “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.”
Outro aspecto que não pode de forma alguma ser deixado de lado é que o homem comum na Velha Aliança não tinha acesso direto a Deus, porém na Nova Aliança não é assim, o Espírito Santo habita dentro, fazendo com que a adoração seja todos os dias, santificando todos os dias também e o zelo pelo sábado somente, sem o amor devido ao próximo foi questionado por Jesus, ainda sobre a Velha Aliança:
Mc 3:2 “E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.”
Jo 5:9 “Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.”
Jo 9:14 “E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.”
Mc 2:24 “E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?”
Jo 7:23 “Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?”
Mt 12:5 “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?”
Jo 5:16 “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.”
Lc 14:3 “E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado?”
Jo 5:10 “Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.”
É possível perceber a que ponto chegaram os fariseus em que, ao serem tão zelosos pela questão de guardar o sábado, acabaram com um coração endurecido ao ponto de não perceberem a importância do amor ao próximo. Trazendo esta realidade para os dias de hoje, é o mesmo que deixar de socorrer (levar ao hospital etc) alguém que esteja infartando por ser sábado, já que trabalho nenhum poderia ser feito neste dia, era exatamente o que Jesus tentava mostrar aquelas pessoas. Hoje, qual seria mais importante? Gastar horas e horas tentando convencer o mundo de que se deve guardar o sábado, ou levar-lhes a salvação?
Será que existe realmente alguém em sã consciência e conhecedor da Palavra de Deus que acredita que a sua igreja específica será salva por isso ou aquilo outro que faz, e que as outras pessoas não terão tal oportunidade se não seguir aquele mandamento específico? Outra coisa, por merecimento ou observação da Lei ninguém se salva, Jesus nos deixou claro isto, bem como Paulo, todos são salvo pela Graça, e qual o significado de: “sacrifício quero e não holocausto?”
Os 6:6 “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.”
Mt 12:7 “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.”
Jesus deixou ainda um alerta naquela época (sem entrarmos no mérito do que ocorreria, o que seria assunto para outro estudo), já que o zelo pela Lei era tão grande:
Nm 13:19 “Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.”
Mt 24:20 “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;”
Por fim, temos o questionamento quanto à questão de ser estatuto perpétuo:
Lv 16:29 “E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.”
Entretanto, “perpétuo” de acordo com todo o contexto bíblico assume aqui a idéia de “enquanto durar”, e fica condicionado ao que está ligado, como podemos ver:
Êx 29:9: “...e os cingirás com o cinto, Arão e seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás Arão e seus filhos.”
Arão e seus filhos foram sacerdotes enquanto viveram somente.
Dt 6:24 “O Senhor nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje.”
O perpétuo bem para nós nesse caso está ligado à idéia da vida aqui na Terra, enquanto durarmos.
Finalmente, 2 versículos bíblicos deixam bem claro a situação de quem ainda prende-se à questão de guardar o sábado:
Gl 5:4 "De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes."
Cl 2:16-17 “Ninguém [nenhuma pessoa ou religião], pois vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo."
Acreditamos que o exposto acima é suficiente para que você leitor chegue às suas próprias conclusões em relação à questão do sábado. EHPN - Kingdom